!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> nese-nese: Édito de Verão (2)

8.07.2005

Édito de Verão (2)

Proibir a edição alargada, em DVD, de filmes, excepto os de puro entretenimento com efeitos especiais de maravilhar o olho, como, por exemplo, Star Wars. Não tem interesse saber o que se filmou adicionalmente numa película vista no cinema. Quem corta e monta sabe o que faz. Apocalypse Now Redux é um triste exemplo de que como a edição alargada pode acinzentar uma obra prima. A reposição da cena da partida que foi o roubo da prancha de surf, e na qual participou alegremente o capitão Willard, retira a esta personagem o carácter sombrio que marca a sua existência. Willard jamais poderia viver de qualquer humor ou de qualquer participação em partida de "tropa macaca". Nem a cena da intimidade com uma das playmate da playboy nem a cena da plantação francesa no meio da selva acrescentam qualquer sentido de absurdo à missão de guerra.
A obra de arte é fechada porque teve o seu tempo de concepção, de construção, e de fruição. E mesmo que se considere intemporal, não se abre para refazer-se. Até porque a perfeição deverá ser intocável, e o que é imperfeito jamais se refaz em obra-prima.

ps - Dei uma caiadela ao meu blogue mas creio ter perdido os comentários deixados, generosamente, por conhecidos e anónimos. Lamento e apresento o meu pedido de desculpas a quem os escreveu.